Tuesday, April 17, 2012

Rob Kells Memorial 2012 - The Florida Ridge - Parte 1


Estes são os relatos que postei durante minha recente participação em dois campeonatos de asa-delta na Florida em Abril de 2012!

Fala rapaziada, estamos aqui na Florida só eu e o Konrado dando uma representada brazuca, mas acho que na semana que vem tem mais brasileiros vindo para cá participar do Rallye.

1o dia Sábado 14/4
Choveu e ventou muito com a passagem de uma tempestade.

2o dia Domingo 15/4
Céu amanheceu azul mas logo ventava bem forte ainda de manhã cedo.

Alguns pilotos ficaram na dúvida se teríamos prova, mas o comitê, agressivamente até, resolveu colocar uma prova de 122Km para Oeste e depois Noroeste.

O comitê acertou porque na hora da decolagem o vento diminuiu um pouco, mas foi um reboque nervoso.

A primeira perna de Oeste até o primeiro pilão foi bem rápida e parecia que teríamos lift farto o tempo todo, minha maior ascendente registrada constante de mais de 10 segundos foi de 14,6m/s!!
Mas...

Ao chegar no primeiro pilão veio um sombreado enorme, todo mundo que não tinha passado no primeiro pelotão encalhou.

Uns cinco que estavam mais baixos do que eu no primeiro pilão pousaram, mas eu resisti e consegui voltar para o voo.

Infelizmente o gás acabou quando faltavam ainda uns 15 Km para o Gol, mesmo assim foi um voo bem legal e muito trabalhoso.

Pouso gigantesco e resgate chegando 10 minutos depois graças ao Spot.
Cerveja gelada na mão e 2 horas no carro voltando para chegar 9 da noite no Florida Ridge ainda sem ter almoçado.

3o dia Segunda 16/4
Muito vento novamente pela manhã, difícil até de montar a asa.

Estava bonito de manhã, mas de repente formou um sombreado grande de alto cumulus, esfriou e a galera resolveu encurtar a prova original de 121Km para 85Km.

Reboque turbulento pacacete, estava há uns 200 metros adrenado 100% focado no rebocador quando de repente ele toma uma forte pra esquerda e eu tomo forte pra direita e cadê que eu tenho alavanca pra voltar pra trás do aviãozinho, minha situação ficou crítica mas antes que eu tivesse tempo de soltar o engate meu fusível estourou, como tinha que estourar e lá vou eu ter que pousar no meio da galera decolando.

Por sorte pousei perto da fila, na verdade foi o vento forte que me segurou e me fez pousar bem curtinho.
Por merecimento nem precisei me desconectar da asa, foi só pegar o fusível reserva que eu tinha deixado à mão e trocar.

Em 15 minutos estava deitado para nova decolagem, totalmente adrenalizado pelo primeiro e rapidíssimo voo.

Decolei ok, reboquei ok, soltei e consegui me engatar com muita dificuldade.

Vi que só tinham ficado uns 5 pilotos comigo na última leva, mas rapidamente nos separamos e tive que fazer o voo todo sozinho.

Evitei o pântano contornando pela direita, ou seja para leste, contra o vento, mas eu conseguia enxergar o primeiro pelotão pela esquerda o que não me parecia a melhor rota, mas óbvio que quem estava enganado era eu.

As primeiras térmicas foram boas, mas de repente fui ficando baixo e nada e nada até que abri o cinto e fiz uma última tentativa derivando meio que pra roubada mas eu e um urubu americano evoluímos e botei 1600 metros e achei que iria me dar bem.

Que nada...

Cheguei no primeiro pilão que ficava a 70Km do start de final com o cinto aberto novamente, e engatei numa muito turbulenta, mas salvou, continuei o voo, e de repente alguns que ficaram na última leva apareceram, fiquei melhor do que 3 caras e pior do que outro.

Todos abaixo de mim pousaram o que estava acima era o Wolfie Seiss e fomos tirando em direção ao gol, o instrumento chegou a dizer que eu chegaria, mas rapidamente o vento de 30Km/h foi me tirando do curso e não deu.

Talvez tivesse dado para ir mais uns 3 Km no glide mas os pousos acabaram e acabei tendo que ficar no último pouso razoável.

Voei 82Km de 85. Resgate chegou em 20 minutos, cerveja na mão, etc, etc.  Show!!!!

O Wolfie jogou pra cima de uma floresta meio sem alternativa, a favor do vento e se afastando do gol.
Se ele tiver chegado o cara tirou um coelho gigante da cartola e eu queria saber fazer isso também.

Konrado fez um gol muito rápido em 1:44 e está em 7o no resultado provisório.

TEM QUE VOAR RÁPIDO SENÃO NÃO CHEGA!!!!!

No comments: