Sunday, August 02, 2009

Cristo - Barra uma emocionante Fotonovela de Asa-delta

Esta é uma sequência de fotos - em estilo fotonovela! - tiradas no dia 8 de Junho de 2009, uma 2a-feira que amanheceu brilhando, primeiro dia de sol depois da frente-fria.

O único problema foi que eu regulei mal o ângulo da câmera que estava fixada na ponta da asa e isto deixou as fotos muito tortas, a ponto de não valer nem a pena endireitar com programa de edição pois perde-se muita área da foto no processo.

Desde cedo o céu azul com formação de nuvens sobre as cordilheiras mais altas já indicava um dia de farofa, e a condição não desapontou: pressão alta, temperatura fria, teto alto e vento de Norte-Nordeste na camada de cima. Na rampa lotada de asas, os ciclos eram consistentes, mas todos esperavam a melhor hora. Moikano iniciou os trabalhos decolando e subindo com suavidade até a base de um cúmulus a uns 1.200 metros asl. Já o Paulinho Cabeleira decolou em seguida e desperdiçando a indicação do Moikano, seguiu reto e perdeu tudo até ficar bem baixo no rotor do 2 Irmãos. Isso deixou os pilotos na rampa um pouco indecisos. Já não dava nem mais para enxergar o Cabeleira quando com muita habilidade ele se levantou e voltou para o voo, ralando muito logo na largada!

O Paulinho tinha pego um ciclo ruim, mas não havia dúvidas que o dia estava excelente então eu não quis esperar muito e, após o cansativo trabalho de manobrar minha asa até chegar na rampa, com tantas asas montadas no caminho, fiquei satisfeito ao ver que os pilotos mais experientes estavam se engatando em suas asas!

Já decolei ganhando! O nível da rampa e arredores estava muito trafegado, e progressivamente fui subindo e me afastando da muvuca. O voo foi bastante intenso e divertido, em alguns momentos trabalhado e também relativamente fácil, pois as térmicas estavam onde deviam estar. Bem... quase todas...

Quem deixou para decolar muito tempo depois dessa primeira leva, não conseguiu mais ir aos 1.200 metros onde a condição estava muito melhor, mas mesmo assim fizeram um vôo excelente até o Cristo, sempre ralando um pouco mais baixo, como é possível perceber ao fundo de algumas fotos.

O tracklog e informações do vôo estão em:

http://www.xcbrasil.org/leonardo/flight/16303

Segue a historinha!





















































2 comments:

Unknown said...

Thanks for sharing!... Awesome!

Frazão said...

Show fly!!!