Saturday, May 20, 2006

Nova Iguaçu - Clube CEU

No dia 19 Maio de 2006 eu o Armando Pires e o Enio Wilson fomos conferir um vento Norte na Rampa de Nova Iguacu. Armando já vinha cheio de maldade para tentarmos a travessia para a Barra da Tijuca!

10 da manhã, asas na Ranger, no posto de gasolina em Nova Iguacu, conferindo com os gaioleiros para saber como estava a estrada!



Os aventureiros adrenalizados chegando na rampa!!



O vento estava forte e lateral pela esquerda, ou seja, mais de NW do que de Norte, que seria o vento preferencial para decolar. Sendo assim aguardamos até que o vento endireitasse um pouco mais!



Nesta foto podemos observar a vista da rampa e as fumaças mostram o vento NW lá embaixo!



Não tiramos fotos do vôo mas logo após a decolagem alcançamos 1600 a 1800 mts sobre o vulcão e olhávamos para a Barra que agora parecia um objetivo alcançável. Após 45 minutos de vôo local em Nova, chegou a turma dos voadores Dinossauros, nos chamaram no rádio, chegaram até nossa altura e tiraram para a Barra! Não íamos ficar fora dessa, então tiramos junto! Após a primeira sobre o Gericinó, ganhamos altura novamente sobre o Campo de pólo do exército na Av. Brasil, e atravessamos alto e rapidamente o alinhamento com a pista do Campo dos Afonsos, mas a 4.500 pés naquele ponto estávamos fora das rotas. Depois dali o vento forte nos empurrava rapidamente em direção à Barra, nova tirada nos levou a ficar sobre a Serra da Pedra Branca, sobrevoando o PROJAC. Finalmente uma última tirada garantiu o pouso no CLUBE CEU ao lado do autódromo. Foram mais ou menos 35 Km de vôo em 2 horas, descontando uns 45 minutos em vôo local sobre o vulcão!! Abaixo o tracklog do vôo:



O tracklog do vôo mostra o início do vôo com permanência sobre a Serra de Nova Iguacu, também chamada de Serra do Mendanha ou Serra do Vulcão. De lá para a Barra, atravessa-se as aprazíveis localidades de Sulacap e Realengo, depois dessa selva de pedra é um alívio alcançar a Serra da Pedra Branca. De lá após uma térmica fraca ficou fácil alcançar o Rio 2, o CEU e até a praia da Barra, mas optamos por pousar no CEU devidoo ao conforto!! Em que outro lugar a gente poderia pousar, estacionar as asas como num aeroporto, só que na grama, comer um sanduíche tomando uma água-de-coco geladíssima enquanto esperávamos o resgate chegar!! ?? Show!!!

No comments: